Quais Tipos de Andaimes mais Usados?

Principais tipos de andaimes na construção

Andaimes é parte integrante de quase todos os projetos de construção e tem sido usado desde as primeiras estruturas foram construídas. Comumente necessário para obter acesso a estruturas em altura durante a construção, o andaime pode servir a muitos propósitos diferentes. Às vezes, andaimes são usados ​​para apoiar trabalhadores e suas ferramentas, outras vezes são necessários para suportar cargas significativas de materiais de construção, como tijolos, blocos, estuque ou concreto moldado no local, que é conhecido como “escoramento” em vez de ‘andaimes’.

Embora existam muitos tipos diferentes de andaimes, novas variantes surgem com bastante frequência. Alguns dos tipos mais populares de andaimes ao redor do mundo incluem:

Andaimes de madeira & de bambu
Andaimes de tubos e grampos
Andaime de Sistemas
Andaime de Cuplock
Andaime Kwikstage
Andaime Haki
Andaime da torre da escadaria
Andaime do quadro & da cinta
Andaime Suspenso / Balançando
Andaime de escalada do mastro
Escoramento

Por que existem tantos tipos diferentes de andaimes?

Às vezes, um tipo específico de andaime é comum porque o equipamento está prontamente disponível e muitas pessoas conhecem o sistema. Você pode já estar familiarizado com essas diferenças regionais, como o Kwikstage na Austrália e na Escócia, bem como o metrô e o clipe na Inglaterra e no País de Gales. Há muita perícia local nas complexidades de cada sistema, bem como códigos locais escritos com esses sistemas em mente.

Dependendo de onde você está trabalhando no mundo, diferentes tipos de sistemas de andaimes serão mais comuns. Na Escandinávia e no norte da Europa, onde a mão-de-obra é muito cara, andaimes de alumínio estão se tornando mais comuns. Como o alumínio é mais leve que o aço, e a maioria dos andaimes tem de ser levantada manualmente para ser colocada no lugar, andaimes mais leves significam que o andaime pode ser construído mais rapidamente, o que reduz o custo do trabalho.

Em alguns países, o alumínio é caro e a mão-de-obra é muito mais acessível, de modo que os postes de madeira e o bambu são bastante comuns. Como designer, certifique-se de escolher o sistema de andaimes que funciona melhor para o seu projeto e siga os regulamentos locais.

Abaixo, você encontrará mais informações sobre cada tipo de andaime, incluindo aplicativos comuns e onde eles são comumente usados ​​em todo o mundo.

 

Andaimes de madeira & de bambu


Construção de andaimes de bambu de Hong Kong da CNN – Incrível Spidermen de bambu de Hong Kong

Embora você possa usar andaimes de madeira em praticamente qualquer lugar (existem regulamentos para construí-los), é mais comum fora da América do Norte e da Europa. A madeira pré-cortada foi o tipo mais comum de andaimes até que o aço e a fabricação de materiais se tornaram muito mais acessíveis. O bambu é mais comumente usado na Ásia, onde é favorecido pela força, flexibilidade e ecologia.

Hong Kong é a cidade mais conhecida que usa andaimes de bambu para construir tudo, desde casas de ópera a arranha-céus. Designers e técnicos altamente qualificados são responsáveis ​​pela construção e manobra de múltiplas histórias de bambu. É tão popular que existe um manual formalizado, a partir do qual foram encontrados os diagramas acima, chamados de Diretrizes sobre o Projeto e Construção de Andaimes de Bambu .

 

Andaime de tubos e braçadeiras


Exemplo de construção de andaimes tubulares e acopladores da Ponteggi Edilponte SpA

Este é um dos primeiros tipos de andaimes de aço e consiste em duas partes, incluindo os tubos e clipes, às vezes chamados de “casais”. A ideia é muito simples e uma razão pela qual é tão popular é devido à facilidade de montagem e desmontagem. Para erguer o andaime, você precisa conectar os tubos juntos para fazer corridas longas e, em seguida, conectar as verticais e horizontais junto com braçadeiras construídas especificamente para esses tubos.

Este sistema é muito flexível, pois você pode colocar as verticais onde quer que você precise. Onde outros tipos de andaimes não se formam facilmente para formas estranhas, os andaimes de tubos e braçadeiras podem ser adaptados a edifícios redondos, retos ou irregulares. O aço deste tipo de andaime foi especialmente concebido para proteger contra a ferrugem e a corrosão, o que significa que é uma boa escolha para regiões com clima severo. Existem requisitos específicos que os designers de andaimes e as empresas devem cumprir de acordo com os regulamentos de segurança de andaimes da OSHA , que é onde você encontrará mais diagramas como os acima.

 

Andaime de Sistemas

Às vezes referido como andaimes modulares , os sistemas de andaimes consistem principalmente de componentes pré-projetados verticais e horizontais que se conectam de forma sistemática. O andaime de sistemas é provavelmente o tipo de andaime mais utilizado em todo o mundo e existem centenas de fabricantes, cada um com eficiências específicas. Alguns funcionam bem em condições muito carregadas e outros são mais adequados para estruturas de andaimes repetidas menores.

O andaime de sistemas é um termo genérico que inclui muitos tipos diferentes de andaimes que podem ser usados ​​para criar compartimentos padronizados de andaimes. Alguns dos tipos mais populares de andaimes de sistemas incluem:

Andaime dos sistemas de Cuplock

Comumente feito de aço galvanizado, o andaime de sistemas cuplock é popular por sua capacidade de suportar cargas pesadas. Com cuplocks a cada 500mm a 1.000mm, este tipo de andaimes cria sistemas altamente padronizados que funcionam bem para projetos de andaimes com padrões repetidos. Você encontrará muitos diagramas em sistemas de andaimes cuplock , bem como informações sobre os diferentes tamanhos disponíveis , como os acima.

Andaime Kwikstage

Se você é um designer de andaimes no Reino Unido ou na Austrália, então Kwikstage provavelmente será o seu sistema de andaimes de escolha. De aplicações comerciais a residenciais, o Kwikstage é fácil de erguer e relativamente adaptável. Com apenas cinco componentes necessários, é fácil de montar e desmontar. Plataformas antiderrapantes e trilhos de proteção duplos incluídos com o Kwikstage melhoram sua segurança e confiabilidade. Há muitos recursos disponíveis para a montagem de andaimes Kwikstage, incluindo os da Work Safe New Zealand e Staluform .

Andaime Haki

Utilizado em andaimes, além de sistemas de escoramento e suspenso, o Haki é um dos sistemas mais contemporâneos. Ao contrário de outros tipos de andaimes, o Haki é um nome para o fabricante e um sistema não genérico de andaimes. Com base na segurança, qualidade e adaptabilidade, o andaime Haki é mais leve e tem menos componentes do que outros sistemas. O comprimento típico da Baía mede até 3 metros e o sistema é aprovado para a classe de carga 6, tornando-se um dos sistemas mais duráveis. Você encontrará muitas instruções de montagem e diagramas do Haki .

Torres de escadas

A maioria dos fabricantes de andaimes de sistema criam componentes especiais que são usados ​​para construir uma escada, como os diagramas acima da Offshore Technology and Scaffolding Depot . Muitas vezes essas escadarias fazem parte da estrutura do andaime que permite que os trabalhadores viajem de nível em nível, mas às vezes uma torre de escada é usada sozinha. Como um designer de andaimes, estes são particularmente úteis quando os trabalhadores precisam de acesso seguro e temporário a uma parte do edifício.

 

Andaime do quadro & da cinta


Exemplo de Andaime de Armação e Brace da Universal Scaffold

Muito comum em aplicações residenciais e comerciais na América do Norte e na Europa, esse tipo de andaime modularizado consiste em estruturas, suportes, pranchas e bases. Este andaime é muito leve e pode ser erguido muito rapidamente. É importante notar que esse tipo de andaime não é tão forte quanto o sistema de andaimes.

Nos diagramas acima, você pode ver os quadros empilhados verticalmente um sobre o outro, e o contraventamento cruzado que os conecta. Você pode encontrar diagramas similares do Programa de Segurança de Andaimes da Universidade de Indiana e da OSHA . O andaime de estrutura e cinta é comumente usado em projetos de pequena escala, onde andaimes poderiam ser móveis.

 

Andaime suspenso ou oscilante


Suspenso e Swing Set Andaimes exemplo de minhas fotos de construção

Embora alguns scaffolders não classifiquem essa estrutura como andaime, uma vez que ela não é construída a partir do solo, consideramos andaimes de suspensão ou balanço como andaimes. Afinal, o principal objetivo é apoiar os andaimes e seus suprimentos.

Esse tipo de andaime consiste em uma plataforma suspensa por um sistema de cabos que permite que a plataforma suba e desça em várias alturas. Andaimes suspensos podem proporcionar economias significativas em estruturas muito altas que precisam de acesso leve, como a manutenção contínua de edifícios e pequenas melhorias. Você vai encontrar muitos exemplos de balanço ou andaimes suspensos on-line, como as acima de Shandog Haoke Manufacturing Equipment Co. e Lackner produtos Corp .

 

Andaime de escalada do mastro


Exemplo de Andaime de Escalada de Mastro da Andaime Superior

Semelhante ao andaime suspenso, um escalador pode se estender a várias alturas. Em vez de pendurar em fios, este andaime pode subir e descer em estruturas de mastros fixas que são colocadas no chão. Este tipo de andaimes é favorecido pelos andaimes que precisam suportar cargas pesadas.

Onde há uma parede de tijolos ou blocos que precisa ser construída, muitas vezes você vai ver andaimes de escalada de mastros, pois ela pode ser ajustada para chegar a várias alturas em pequenos incrementos. Esses andaimes variam em altura, alguns com apenas alguns andares de altura, enquanto outros sobem várias histórias. Como os alpinistas não exigem uma quantidade significativa de espaço na base da estrutura, eles são ideais para projetos com área de solo limitada. Acima é um grande exemplo de andaimes de escalada de mastro simples e duplo do Tamer .

 

Escoramento


Exemplo de Andaime de escoramento de Saglam Orman

Sempre que você vê uma laje de concreto para o chão de um prédio, o concreto quase certamente é derramado em cima de um formulário para manter o concreto líquido até que ele se cure em um sólido que possa se sustentar. Na maioria das vezes, a estrutura abaixo consiste em andaimes.

Existem sistemas de armação e suporte que são fabricados para suportar este peso, mas podem ser construídos a partir de qualquer material disponível. Você pode encontrar muitos modelos e diagramas on-line, incluindo os acima do Instituto de Tecnologia de Tóquio .

Existem muitos tipos diferentes de andaimes que podem ser encontrados em todo o mundo. Esta lista de andaimes representa alguns dos tipos populares que vimos projetados com o Avontus. Existem outros tipos de andaimes que você encontrará, incluindo novas estruturas que ainda precisam ser criadas. Se você está procurando aprender sobre os tipos básicos de andaimes, esta lista deve dar uma boa visão geral do que você encontrará na maioria dos projetos de construção na América do Norte e na Europa.

https://www.ted.com/profiles/12646757

https://telegra.ph/Minha-Biografia-e-Redes-Sociais-03-19

https://disqus.com/by/locacaodeandaimes/

https://trello.com/locacaodeandaimes

https://www.goodreads.com/user/show/95017210-locacao-andaimes

https://www.wattpad.com/user/andaimes

https://locacao-de-andaimes.storychief.io/o-que-e-o-andaime-ringlock-e-por-que-e-tao-popular

https://www.openstreetmap.org/user/Loca%C3%A7%C3%A3o%20de%20Andaimes

https://suplementocultural.blogs.sapo.pt/marcela-tavares-apresenta-o-novo-show-2857677?view=107981#t107981

https://getsatisfaction.com/people/andaimes

By |2019-03-25T00:21:46+00:00março 25th, 2019|Uncategorized|